Dorizon e Serra do Tigre realizaram o 37º Congresso da Juventude Ucraniana

Início do congresso em Dorizon

Aconteceu no último fim de semana, dias 06 e 07 de fevereiro, o 37º Congresso da Juventude Ucraíno-Brasileira, nas localidades de Dorizon e Serra do Tigre (município de Mallet-PR).

O evento iniciou em Dorizon com a composição da mesa pelas seguintes autoridades: Rafaela Turek (presidente do 37º Congresso), Marcos Roberto Leão (representante da AJUB), Pe. Vassyl Burko Neto (pároco P. São José), Dom Volodêmer Koubetch (Eparquia de São João Batista), Vitório Sorotiuk (presidente RCUB), Mariano Czaikowski (Consul Honorário da Ucrânia em Paranaguá), Marcos Nogas (presidente TPUK), César Fleik (prefeito de Mallet), Felipe Lucas (Deputado Estadual).

Recepção com pão e sal, pelos componentes do Grupo Spomen

Após a composição da mesa, os congressistas foram saudados com o pão e o sal, e foram entoados os hinos do Brasil e da Ucrânia. Então algumas das autoridades fizeram suas saudações, e foi lida pelo Sr. Mariano Czaikowski a mensagem do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia.

A primeira palestra foi ministrada pelo Sr. Mariano Czaikoski, que também estava representando a Cônsul Laryssa Myronenko, e transmitiu as felicitações da mesma e justificou sua ausência e também do Embaixador Volodymyr Lakomov, pelo fato das representações diplomáticas estarem de plantão devido às eleições que ocorrem no mesmo momento do congresso.

Recepção dos congressistas na Serra do Tigre, com música tradicional ucraniana

O assunto tratado por Czaikoski foi a herança histórico-política da comunidade ucraniana do sul do Paraná, onde buscou demonstrar diversos dados históricos sobre a fundação das colônias ucranianas. Os destaques da sua explanação, foram os relatos históricos de pioneiros que deixaram por escrito suas impressões e a vida dos imigrantes.

A segunda palestra foi ministrada por Vitório Sorotiuk, que explanou sobre a estrutura da Representação Central Ucraniano-Brasileira, suas ações e seus objetivos, e apresentou o projeto da comemoração dos 120 anos da Imigração Ucraniana no Brasil, que se inicia no final deste ano e se estenderá durante todo o ano de 2011, onde se pretende mobilizar toda a comunidade neste importante projeto.

Igreja da Serra do Tigre, com os tapumes da restauração

Terminada a segunda palestra, os congressistas foram conduzidos até a Serra do Tigre, onde puderam conhecer o projeto de restauração da igreja, pela equipe responsável.

Após o almoço, os participantes foram divididos e conduzidos para as seguintes oficinas: “Influência da Igreja” por Dom Daniel Kozlinski, “Inculturação” por Mariano Czaikowski, “Formação das Famílias” por Rafaela Turek, “Hailka – Páscoa Ucraniana” pelas catequistas, “Kólhada – Natal Ucraniano” por Ir. Celina Sloboda, “Casamento Ucraniano” por Mariano Machula, “Trajes Folclóricos” por Andreiv Choma e “História da Dança” por Andréia Bulka Sahaiko. Todas as oficinas foram realizadas nas casas dos moradores da Serra do Tigre, sendo que depois de concluídas todos retornaram para a sede da comunidade onde foram realizados debates sobre o futuro da comunidade, participação da juventude e idéias para a comemoração dos 120 anos da imigração no Brasil.

Oficina sobre as tradições natalinas ucranianas, por Ir. Celina

A noite, em Dorizon, após o jantar foi apresentada uma peça teatral que retratava de forma cômica a vida dos primeiros imigrantes, e também tivemos a apresentação de danças folclóricas ucranianas pelo Grupo Spomen da cidade de Mallet-PR. A programação de sábado se encerrou com o baile de confraternização.

Grupo Spomen: apresentação de danças folclóricas

No domingo, em Dorizon, foi realizada a assembléia da AJUB, onde se decidiu que o próximo congresso será na comunidade de Cruz Machado-PR, além da apresentação da nova chapa para dirigir a entidade.

Igreja Ucraniana de Dorizon

Na sequencia, o presidente da AJUC (Associação da Juventude Ucraino-Catarinense) Sr. Jaime Nogas explanou sobre os trabalhos da entidade e também sobre o Programa Promoart do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, destinado ao apoio do artesanato de tradição cultural, cuja comunidade de Itaiópolis-SC foi contemplada. Após, Vilson José Kotviski falou sobre o projeto “Pêssanka – Artesanato Ucraniano, Brasileiro, Catarinense” premiado pelo Edital Elisabete Anderle, que realizará uma série de dez oficinas em comunidade do interior de Santa Catarina.

Korovai na representação do casamento ucraniano
Korovai: representação do casamento ucraniano

Na sequencia, Marcos Nogas apresentou os trabalhos do TPUK e falou sobre o Ponto de Cultura – programa do Ministério da Cultura que tornará viável uma série de atividades culturais no comunidade ucraniana de Curitiba, como dança, bordados, pêssanka, música, etc, e comentou sobre a importância da comunidade buscar as leis de incentivo a cultura para angariar recursos para suas atividades. Nogas, que também é coordenador da comissão da comemoração dos 120 anos, comentou sobre a necessidade da comunidade se envolver no projeto, e forneceu informações sobre a criação de um calendário oficial para toda a comunidade, onde estão sendo cadastrados os eventos programados.

Celebração religiosa, na igreja de Dorizon

A última palestra do congresso foi ministrada pelo Sr. Rafael Lucas, sobre o projeto de Recuperação da Cultura Eslava no Sul do Paraná, realizado pela Universidade Unicentro de Irati, que visa realizar um inventário da cultura eslava, seu patrimônio material e imaterial valorizando uma região que tem uma composição única no Brasil devido a presença significativa de descendentes de ucranianos e poloneses.

Na sequencia foi celebrada a Santa Missa com a presença dos quatro bispos da Epaquia de São João Batista, Dom Volodêmer, Dom Daniel, Dom Meron e Dom Efraim, além dos padres Vassyl Burko e Luiz Pedro Polomanei. Após o almoço, foram premiados os vencedores do concurso “Conte Sua História” e foram realizadas as homenagens a todos os organizadores do evento, que sem dúvida foi um sucesso e cumpriu seu papel de motivação para a juventude ucraniana.

Ninho de joão-de-barro no cruzeiro da igreja de Dorizon.

Vilson José Kotviski – vilson@pessanka.com.br

4º Vice Presidente Representação Central Ucraniano-Brasileira

Porto União-SC / União da Vitória-PR

2 comentários em “Dorizon e Serra do Tigre realizaram o 37º Congresso da Juventude Ucraniana

Deixe um comentário