Liturgia dos Dons Pré-Santificados e Parastás (Ofício dos Mortos)

Liturgia dos Dons Pré-Santificados - Matriz São Basílio Magno

A Matriz de São Basílio Magno celebra durante a quaresma, nas sextas-feiras, Liturgia dos Dons Pré-Santificados, uma das grandes tradições das igrejas de rito oriental. É assim chamada porque os dons (hóstias) já foram consagrados em uma celebração precedente.

Nas Igrejas Orientais durante a quaresma, se celebrava a Divina Liturgia somente aos sábados, domingos e na quinta-feira santa, pois a mesma era concebida como uma celebração alegre, que não condizia com o tempo de conversão e arrependimento.  As melodias, leituras e temáticas da Liturgia dos Dons-Pré Santificados são o alimento espiritual para os cristãos nesse tempo de jejum e penitências.

Parastás: oferenda de pães como lembrança dos falecidos

Nas sextas-feiras, temos também a tradição de lembrar dos entes falecidos com a celebração do “Parastás” (Ofício dos Mortos), onde os sacerdotes lêem os “Pomianek” (livretos onde as famílias anotam os nomes de todos os seus antepassados). As famílias levam à igreja pães como oferendas, alimento que simboliza a vida, lembrando que os falecidos continuam a viver após a morte.

A Liturgia dos Dons Pré-Santificados é muito especial, são momentos de introspecção que elevam nosso espírito em direção à busca do Criador, e uma manifestação do espírito do povo ucraniano.

Vilson José Kotviski – União da Vitória-PR  vilson@pessanka.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s