2º Oficina do Projeto Pêssanka – Comunidade Ucraniana de Paula Freitas-PR

A segunda etapa do eixo voltado ao ensino no projeto “Pêssanka: ovos escritos, expressão da cultura ucraniana no Brasil”, foi realizada no último fim de semana em Paula Freitas-PR, sob coordenação do artesão Vilson José Kotviski.

Oficina de Pêssanka em Paula Freitas-PR

Muito animados com os trabalhos, os participantes criaram diversas pêssankas, se encantando com o aprimoramento conseguido a cada trabalho concluído. O presidente da Comunidade, Sr. Everaldo, esteve acompanhando os trabalhos durante o período da tarde de sábado e foi o responsável pela organização da turma e do espaço físico. Segundo o mesmo ”foi uma grande honra a comunidade ter recebido a oficina do projeto, pois sempre tinham pessoas interessadas em aprender, mas nunca tinham oportunidade”.

Ao fim da oficina, decidiu-se que a participante Nilze Teixeira de Paula, fará a administração dos materiais doados para a comunidade, e que irão se reunir a cada duas semanas para a continuidade da arte da pêssanka. E com a proximidade geográfica da comunidade ao Posto Carretão, ponto de parada para viajantes que transitam pela BR153, se torna viável a colocação da pêssanka como produto típico regional, já que o ponto conta com ampla loja de presentes e com circulação constante de visitantes. Com os acertos sobre a continuidade dos trabalhos com a pêssanka, a oficina foi encerrada coroada de êxito e esperança para um futuro promissor nesta comunidade.

Anúncios

2 comentários em “2º Oficina do Projeto Pêssanka – Comunidade Ucraniana de Paula Freitas-PR

  1. I precisely needed to thank you so much again. I am not sure the things that I could possibly have carried out without those thoughts shown by you regarding such a situation. It had been a real challenging difficulty in my opinion, nevertheless encountering a expert way you managed the issue made me to weep for fulfillment. Now i’m grateful for this work and wish you know what a powerful job you’re doing instructing many others via your website. Most probably you have never met all of us.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s